A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Segundo maior evento a ocupar as instalações do Parque Assis Brasil, em Esteio, a Fenasul Expoleite se prepara para voltar ao calendário das feiras presenciais no Estado, após dois anos sem edição por causa da pandemia. O lançamento oficial será na quarta-feira (11), no Pavilhão do Gado Leiteiro do parque. A exposição está marcada para ocorrer de 18 a 22 de maio.
Realizadas em conjunto, a 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul são um momento importante para o setor leiteiro gaúcho. Presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do (Gadolando), Marcos Tang destaca que as principais raças leiteiras estarão no parque, como holandesa, jersey, gir e girolando, totalizando cerca de 200 animais.
— Estamos bastante otimistas com esse retorno. Num primeiro momento, parecia até que iríamos ter dificuldade para acomodar todos, de tanta procura — diz Tang.
A expectativa das entidades organizadoras é de que a feira seja espaço importante para o setor mostrar sua realidade, além de palco de apresentação das feiras de outono.
Um dos destaques é que a edição contará, também, com a presença de bovinos de corte, equinos, aves, coelhos e búfalos, que pela primeira vez participarão da exposição. A chegada dos animais começa no dia 16 de maio.
A programação inclui julgamentos de raça, comercialização de animais, palestras e cursos destinados ao público geral e a produtores e uma etapa classificatória do cavalo crioulo. No dia 22, o tradicional desfile dos campeões mostrará em pista os destaques dos julgamentos.
Aposta para atrair público ao parque, o evento tem entrada gratuita.
Segundo os organizadores, um dos motes da retomada presencial será a integração entre o meio urbano e o rural. Em edições anteriores, a exposição acabava ficando restrita ao produtor. Este ano, a parceria com o município de Esteio está permitindo estender a programação para uma agenda de atrações mais diversificada.
O pavilhão que tradicionalmente recebe a Agricultura Familiar durante a Expointer vai abrigar a Multifeira de Esteio, marcando a presença sociocultural ao evento. O espaço será divido com a Fetag, que levará para a Fenasul Expoleite mais de 20 agroindústrias gaúchas para exibirem seus produtos.
— Será um aquecimento não só das feiras de outono, mas também da Expointer, que esse ano tem tudo para marcar um novo momento do setor — diz Francisco Schardong, coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura (Farsul), uma das entidades organizadoras.
— Nada melhor do que o consumidor da cidade poder conversar com aquele que produz os alimentos que ele consome. É uma oportunidade de as pessoas irem até lá e fazermos essa integração — destaca Tang.