Demanda crescente do mercado, a sustentabilidade no setor agropecuário está materializada em equipamentos e componentes inovadores no parque da 27ª Agrishow, emm Ribeirão Preto (SP). Imponente, pelo tamanho e por estar estrategicamente posicionado, o trator movido 100% a biometano chama a atenção no pórtico de entrada do espaço da New Holland, marca que desenvolveu o produto. A novidade já rodou pela Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e pela Expodireto, em Não-Me-Toque, e agora ganha a vitrine da feira paulista.
Ao entrar neste ano em circuito comercial, a máquina testa a temperatura do mercado brasileiro para esse segmento com foco em energia limpa. Presente na exposição, o presidente global da marca, Carlo Lambri, projeta entre 5% e 7% a fatia do mercado global que poderá ser servido por tratores movidos a biometano. O executivo, no entanto, pontuou que a relevância vai além dos números:
— Estamos criando um mercado. O desafio não é tecnológico em si, mas de criar esse mercado.
Neste momento, a produção do trator T6 Methane Power será fora do Brasil. No trabalho de convencimento da sustentabilidade do negócio, do ponto de vista ambiental e econômico, a marca desenvolveu um aplicativo em que é possível calcular as relações custo-benefício — o valor do equipamento é cerca de 40% superior ao de um convencional.
Com 60 unidades rodando na Europa, a New Holland olha para o Brasil como um terreno fértil, dada a representatividade do agronegócio no cenário global e do país nos negócios. Em 2021, 20% do faturamento global de US$ 6 bilhões veio da América Latina, um acréscimo na fatia do ano anterior, que era de 17%.
Coração do trator, o motor é desenvolvido pela FPT Industrial, do grupo Iveco, fornecedor oficial e que tem um portfólio de produtos igualmente direcionado a reduzir os impactos ao ambiente. Além desse trator de maior porte, a empresa tem um projeto em desenvolvimento para um modelo voltado à vitivinicultura na Itália. Marcos Rangel, presidente da companhia para a América Latina, inclusive lançou um compromisso.
— Na Agrishow de 2025, vamos lançar a produção de vinho barolo carbono neutro.