A carência de mão-de-obra especializada tem barrado a entrada de produtos mais nobres para o cercamento de propriedades rurais gaúchas. A percepção dessa realidade motivou a Metalúrgica Morlan, empresa com sede em Orlândia, interior de São Paulo, a lançar um curso gratuito para formação em cercamento rural, civil e industrial.
Feita em parceria com o Senac, a inciativa começa pelo Rio Grande do Sul, "Estado que mais consome tela de cercamento", pontua Anderson Silva, supervisor da Morlan:
— Ao mesmo tempo, está muito atrás em produtos como gradil e tela a cor, porque tem carência de mão-de-obra para instalação desses materiais. A ideia é que o aluno saia deste curso sabendo instalar qualquer tipo de produto para já entrar no mercado de trabalho.
Que é considerado promissor. Para começar, um técnico precisa de dois ajudantes e um investimento mínimo estimado em R$ 3 mil, podendo alcançar lucros líquidos iniciais na ordem de R$ 10 mil mensais.
Saiba mais
- Neste primeiro momento, estão sendo oferecidas três turmas com 75 vagas no total, distribuídas em unidades do Senac de Porto Alegre, Tramandaí e Caxias do Sul.
- O curso, presencial, tem início neste mês: dia 4 em Porto Alegre, 16 em Tramandaí e 25 em Caxias do Sul.
- O pré-requisito é ter ensino básico completo. São oito aulas, cada uma com quatro horas de duração, ministradas pelo professor, engenheiro civil e mecânico automotivo Paulo Risse. O participante ganha apostila e, ao final, um certificado.
- O aluno destaque de cada turma recebe ainda um kit da Morlan com ferramentas necessárias para começar neste ramo de trabalho.
- Inscrições abertas pelo e-mail ctcMorlan@mdsul.com.br, pelo whatsapp (51) 99286-6174.
*Colaborou Carolina Pastl