Aos 94 anos, a Koch Metalúrgica foi comprada por um grupo de investidores, chamado de Impak Holding. A informação foi divulgada no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). A empresa foi fundada em 1924 e, no início da década de 80, tinha sido comprada pelo grupo Habitasul.
A Koch produz artefatos de metal destinados a elevação e movimentação de cargas, desde ganchos simples até guindastes e produtos para uso naval. Entre os clientes, estão Petrobras, Gerdau, Vale e CSN.
Um dos diretores, Péricles Druck é da família que era dona da Koch. Só que entrou com os investidores na compra da metalúrgica e continua no comando da empresa. O executivo conta que o prédio onde a Koch está instalada foi vendido para a construção da fábrica de pães da Vital em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A metalúrgica terá a operação dividida em dois novos espaços.
— É o momento de se reencontrar. Reduzimos tamanho para hoje conseguirmos firmar e retomarmos a expansão.
Uma das unidades produzirá equipamentos pequenos, como ferramentas. Já a outra ficará para o maquinário pesado. Ambas seguirão em Cachoeirinha.
A Koch Metalúrgica tem 90 funcionários. Pretende abrir mais 60 empregos nos próximos dois anos. Um dos investidores, Ingo Erhardt destaca a criação de um departamento de pesquisa e desenvolvimento.
— São pessoas que não estão no dia a dia da empresa e ficam apenas desenvolvendo produtos únicos, inéditos - conta Erhardt.
Em maio, será lançada uma nova linha de produtos. Há a intenção também de reforçar a presença de clientes do setor agrícola.
A história da Koch tem como origem um cavalo chamado Rumo Certo. Entenda, ouvindo mais detalhes no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):