O agronegócio brasileiro vai ganhar vitrine na moderna Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) inaugura no próximo domingo, sua representação internacional, junto ao escritório da Invest São Paulo. A entidade leva uma missão técnica, com 20 empresas que participam do projeto Agro.Br e terão programação entre 11 e 18.
No grupo estará o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA:
– Enxergamos Dubai como uma porta para Ásia e para o mundo árabe, terceiro bloco que mais compra (do agro brasileiro).
A meta, nessa ação, é abrir espaço para produtos menos presentes na rota das exportações. Itens como cafés, cereais matinais, nibs de cacau, chocolate, farinha de mandioca, açaí em pó, pimentas, castanhas, entre outros.
O Brasil no Oriente Médio:
- Atualmente, o Brasil é o segundo principal fornecedor de alimentos para o Oriente Médio, atrás apenas da Índia;
- No ano passado, o País exportou aproximadamente US$ 7,2 bilhões em produtos agropecuários, com destaque para carne de frango in natura, açúcar de cana e milho, responsáveis por quase 60% de total exportado;
- Na região, os principais destinos são o Irã, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, que representam 71,1% do montante exportado à região.