Freguês do Brasil quando o assunto é carne, o Japão será palco de uma ação de marketing a partir desta quinta-feira (22) em Tóquio. Um telão de 10 metros de altura será instalado no Shopping Shibuya MODI, que é um dos pontos comerciais mais movimentados de Shibuya, considerado centro comercial e financeiro da cidade. A ideia é aproveitar o momento olímpico para reforçar a parceria com esse mercado e a qualidade do produto brasileiro.
O apelo virá de um espetinho, com os seguintes dizeres: "Carne de frango e carne suína brasileiras: qualidade que você pode confiar desde os anos 80. Aproveite esse sabor ". Em movimento, a imagem também terá um efeito tecnológico para reproduzir a fumaça característica ao preparo do alimento (veja vídeo abaixo) — no modo japonês, é claro. A ação é uma parceria da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
— A ideia era aproveitar o momento das Olimpíadas para trabalhar a divulgação. A gente quer atingir o consumidor japonês. E aproveitamos para estar presente nesse momento importante — explica Isis Nogueira Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA.
A campanha seguirá até o dia 4 de agosto. Ação semelhante de divulgação havia sido realizada durante a Copa do Mundo na Rússia, em 2018. Considerado um mercado premium, o Japão tem uma parceria consolidada com o Brasil na compra de carne de frango. Em junho, o país asiático foi o principal destino da proteína brasileira, com 36,1 mil toneladas exportadas (aumento de 12% sobre igual mês de 2020). no mês (+12% em relação à junho/20). Em 2020, o volume total somou 410,5 mil toneladas e faturamento de US$ 668,5 milhões, consolidando a terceira posição entre os principais destinos do produto brasileiro.
Na carne suína também tem as portas abertas ao produto feito no Brasil, ainda com espaço a ser conquistado, com o novo status sanitário de Rio Grande do Sul e Paraná, que se somam a Santa Catarina como livres de aftosa sem vacinação. A não imunização do rebanho bovino é uma exigência do mercado para essa proteína — hoje só os catarinenses vendem para lá. Em junho, os japoneses ocuparam a décimo posição entre os principais importadores , com 1,2 mil toneladas (alta de 53,4% ante junho de 2020). No total do ano passado, importou 11,5 mil toneladas, gerando receita de US$43,8 milhões e ocupando a 15ª posição no ranking de maiores compradores.
— Os jogos olímpicos são uma grande oportunidade de promoção global de produtos. Nesta edição, entretanto, focamos nosso relacionamento com a comunidade japonesa, uma parceria de longa data pautada pela confiança e integração entre as duas nações — pontua Ricardo Santin, presidente da ABPA.