Gisele Loeblein

Gisele Loeblein

Jornalista formada pela UFRGS, trabalha há 20 anos no Grupo RBS e, desde 2013, assina a coluna Campo e Lavoura, em Zero Hora. Faz também comentários diários na Rádio Gaúcha e na RBS TV.

Um bom cartaz

O frango que o Brasil tem orgulho de expor na Olimpíada 

Telão de 10 metros, com efeitos tecnológicos, vai mostrar um espetinho com carne brasileira em shopping da capital japonesa 

Gisele Loeblein

Enviar email
Reprodução / ABPA,Divulgação
Simulação mostra como será a divulgação em shopping

Freguês do Brasil quando o assunto é carne, o Japão será palco de uma ação de marketing a partir desta quinta-feira (22) em Tóquio. Um telão de 10 metros de altura será instalado no Shopping Shibuya MODI, que é um dos pontos comerciais mais movimentados de Shibuya, considerado centro comercial e financeiro da cidade. A ideia é aproveitar o momento olímpico para reforçar a parceria com esse mercado e a qualidade do produto brasileiro.

O apelo virá de um espetinho, com os seguintes dizeres: "Carne de frango e carne suína brasileiras: qualidade que você pode confiar desde os anos 80. Aproveite esse sabor ". Em movimento, a imagem também terá um efeito tecnológico para reproduzir a fumaça característica ao preparo do alimento (veja vídeo abaixo) — no modo japonês, é claro. A ação é uma parceria da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

— A ideia era aproveitar o momento das Olimpíadas para trabalhar a divulgação. A gente quer atingir o consumidor japonês. E aproveitamos para estar presente nesse momento importante — explica Isis Nogueira Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA.

A campanha seguirá até o dia 4 de agosto. Ação semelhante de divulgação havia sido realizada durante a Copa do Mundo na Rússia, em 2018. Considerado um mercado premium, o Japão tem uma parceria consolidada com o Brasil na compra de carne de frango. Em junho, o país asiático foi o principal destino da proteína brasileira, com 36,1 mil toneladas exportadas (aumento de 12% sobre igual mês de 2020). no mês (+12% em relação à junho/20). Em 2020, o volume total somou 410,5 mil toneladas e faturamento de US$ 668,5 milhões, consolidando a terceira posição entre os principais destinos do produto brasileiro. 

Na carne suína também tem as portas abertas ao produto feito no Brasil, ainda com espaço a ser conquistado, com o novo status sanitário de Rio Grande do Sul e Paraná, que se somam a Santa Catarina como livres de aftosa sem vacinação. A não imunização do rebanho bovino é uma exigência do mercado para essa proteína — hoje só os catarinenses vendem para lá. Em junho, os japoneses ocuparam a décimo posição entre os principais importadores , com 1,2 mil toneladas (alta de 53,4% ante  junho de 2020). No total do ano passado, importou 11,5 mil toneladas, gerando receita de  US$43,8 milhões e ocupando a 15ª posição no ranking de maiores compradores.

— Os jogos olímpicos são uma grande oportunidade de promoção global de produtos. Nesta edição, entretanto, focamos nosso relacionamento com a comunidade japonesa, uma parceria de longa data pautada pela confiança e integração entre as duas nações — pontua Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Leia mais colunas de Gisele Loeblein

Siga Gisele Loeblein no Facebook

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00