A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Está mantida a programação de uma das mais importantes feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul, a Expodireto-Cotrijal. A preocupação se mantém diante do aumento dos casos de covid-19, o que poderia alterar a agenda dos eventos no Estado. No ano passado, a edição foi cancelada por precaução sanitária. Segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a feira está sendo elaborada com toda a segurança e já prevendo este momento atual da pandemia.
– Já temos o protocolo do Estado encaminhado. Como é uma nova onda onde as pessoas que tem pego em poucos dias já estão recuperadas, sem necessidade de baixar hospital, acreditamos que dentro dos próximos 30 dias deverá estar mais normalizada a situação, dando mais tranquilidade a todos nós – avalia Manica.
De forma presencial, a exposição ocorrerá de 7 a 11 de março no parque de exposições, em Não-Me-Toque. O convite oficial para a feira foi entregue em mãos na quarta-feira (19), em Brasília, para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que já confirmou presença, e para o presidente Jair Bolsonaro, que prometeu priorizar a participação.
São 500 expositores confirmados na Expodireto. Além da programação presencial, a feira também poderá ser acessada através da Expodireto Digital, novidade da edição. A plataforma possibilitará a visitação virtual dos principais ambientes físicos do parque. Os expositores ainda terão oportunidade de apresentar suas novidades em estandes digitais.
Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a expectativa é pela retomada das feiras ao longo ano no Estado. O calendário de eventos agropecuários organizado pela Secretaria da Agricultura já contabiliza 87 feiras marcadas para ocorrerem no Rio Grande do Sul em 2022. A programação será divulgada no site da secretaria.