Apesar do protocolo sanitário ter sido aprovado pelo Estado, organizadores da Expodireto-Cotrijal decidiram nesta terça-feira (19) pelo cancelamento da feira, marcada para o período de 1º a 5 de março em Não-Me-Toque, no norte gaúcho. A decisão foi guiada pelo princípio da precaução e com o objetivo de preservar a saúde das pessoas neste momento da pandemia, pontua o presidente Nei César Mânica. A feira de 2022 já tem data: de 7 a 11 de março.
— Sempre dissemos que poderíamos rever a situação, de acordo com o cenário. E, analisando as aglomerações que poderiam ocorrer na cidade, a preocupação das empresas com seus funcionários, tomamos a decisão. Com base na prudência e na preocupação com a saúde – explica Mânica.
Não haverá um evento virtual, a exemplo do que foi feito na Expointer do ano passado. A ideia, segundo o presidente da Expodireto-Cotrijal, é centrar forças para fazer a feira "com toda a força em 2022":
— Somos uma feira referência, isso não irá mudar. Mas nossa vida é presencial, e isso precisa de uma imunização consolidada.
A decisão é sofrida, admite Mânica, visto que a equipe da cooperativa estava mobilizada desde o término da edição passada para a realização desta. No último dia 12, o presidente Jair Bolsonaro havia confirmado presença na abertura — seria a primeira vez de um presidente no evento. Em seguida, veio a autorização das medidas para que o evento pudesse ser realizado, como, por exemplo, a medição de temperatura na entrada do local, oferta de álcool em gel, redução da capacidade do restaurante, ausência de estrangeiros, entre outras.
A preocupação com a covid-19, no momento em que o Estado dá início às imunizações e atinge a triste marca de 10 mil mortos, faz muito sentido. Em um evento com público tão grande — no ano passado, passaram pelo local 256 mil pessoas nos cinco dias —, o risco fica ampliado, mesmo com todos os cuidados e apesar da área ser aberta.
Além do ponto principal, a saúde coletiva, a não realização mantém intacto o patrimônio consolidado em 21 edições, que colocou Não-Me-Toque no mapa do mundo agro. Foi a partir da Expodireto-Cotrijal que criou-se um ambiente de desenvolvimento na região — que vai das empresas do setor aos hotéis e restaurantes que enchem com o público e os profissionais que atuam na feira.
Em 2020, a Expodireto-Cotrijal foi uma das únicas feiras do agronegócio a ser realizada, antes da pandemia determinar medidas de restrição. Teve 573 expositores e faturamento de R$ 2,65 bilhões. Também nesta terça, os organizadores da Expoagro-Afubra haviam emitido comunicado cancelando a feira, realizada em Rio Pardo e marcada para o período de 17 a 20 de março.