O tamanho da safra, combinado a outros fatores conjunturais, fez com que neste ano a janela da exportação da soja se ampliasse no porto de Rio Grande. Dados divulgados nesta terça-feira (19) mostram que, no acumulado até setembro, os embarques de soja em grão cresceram 17,09% sobre igual período do ano passado. Os de farelo, 17,93%. Só em setembro, somou 1,7 milhão de toneladas (de grão), 269% a mais do que em igual mês do ano passado.
Claro, é preciso lembrar que a base de comparação é baixa. Em 2020, a estiagem encolheu o volume produzido de forma significativa. O que traz reflexos diretos sobre as exportações. Sem produto, não há o que vender. Ainda assim, o período de maior impacto da safra é sempre o segundo trimestre.
Em 2021, o calendário tem se espichado. As projeções apontam que ainda tem produto para entrar na conta do porto neste mês de outubro. Só nos terminais de grãos da Termasa/Tergrasa há previsão de que mais de 800 mil toneladas sejam embarcadas.
– Foi colhida uma safra gigantesca, tinha de sair – reforça Guillermo Dawson, diretor superintendente da CCGL, que opera os terminais.
Além do volume, ele aponta outros dois fatores que contribuíram para a ampliação da janela de embarque. Um foi o recuo, em julho, em razão de preço. O outro foi o cancelamento de operações portuárias no Golfo do México devido a fenômeno meteorológico.
Sócio-diretor da Solo Corretora, Índio Brasil dos Santos volta ao início do ano para acrescentar outro motivo:
– Tivemos um começo de safra no Brasil atrasada por causa de clima. Já se começou a exportação “fora de época”.
No caso do Rio Grande do Sul, havia ainda o fator tamanho de safra, que naturalmente tendia a levar mais adiante as exportações no calendário.
– Rio Grande teve zero problema do ponto de vista logístico para embarque de soja. O frete só ficou mais caro – pontua Santos.
O superintendente do porto, Fernando Estima, acrescenta que, além do crescimento do volume embarcado – que pode chegar a 35% no total movimentado –, também será possível chegar a 2022 com estoque, algo que não foi possível com colheita menor.
Números do porto
No acumulado de janeiro a setembro, o porto de Rio Grande teve movimentação total (exportação, importação e cabotagem) de 34,46 milhões de toneladas, expansão de 12% sobre igual período de 2020.
Nas exportações, a soja em grão soma 10,86 milhões de toneladas, aumento de 17,09%. No mesmo período, foram 2,07 milhões de toneladas de farelo de soja, o que representa aumento de 17,93% sobre 2020.