Com um prognóstico de tempo seco para a semana, produtores devem acelerar o plantio de trigo no Estado. Conforme o Boletim Agrometeorológico Integrado do Estado, a tendência é de que haja grande amplitude térmica, entre esta segunda (5) e quarta-feira (7), favorecida pela presença do ar seco. O dia começará com temperaturas mais baixas e nevoeiros, mas que sobem ao longo do dia, ficando em torno de 25°C na maioria das regiões.
O que deve permitir a evolução do quarto final da semeadura dessa que é a principal cultura de inverno. Na última semana, dado da Emater apontava cultivo de 75% da área total — estimada em 1,08 milhão de hectares pela instituição.
— Agora, entra na fase final, não tem mais grandes avanços — confirma Alencar Rugeri, diretor-técnico da Emater.
No calendário de plantio, a região dos Campos de Cima da Serra é uma das últimas a realizar o plantio do trigo.
Na última semana de junho, a ocorrência de chuva forte no território gaúcho fez com que os trabalhos tivessem de ser paralisados por conta do excesso de umidade. Só em áreas menores foi possível manter os trabalhos. Por outro lado, as precipitações regulares favoreceram a germinação, emergência e o desenvolvimento vegetativo inicial de lavouras implantadas em regiões como a de Soledade e a de Ijuí.