Para o Rio Grande do Sul, há duas más notícias nos dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (12). A primeira vem dos números, que apontam perdas expressivas em razão da estiagem: 40,4% na produção de soja e de 31,8% na de milho. A segunda aparece na comparação com o resultado nacional. O país terá volume histórico, com 250,9 milhões de toneladas de grãos, alta de 3,6% sobre a safra do ano passado. O levantamento reflete informações apuradas entre 27 de abril e 1º de maio. Como a colheita ainda não foi concluída, os números poderão ser novamente revisados.
Como a colheita está quase no final — somava 95% da área total na semana passada — José Bicca, superintendente da Conab no Estado, avalia que não deve haver grandes variações em relação ao volume projetado para a soja. As 11,43 milhões de toneladas representam quase 8 milhões de toneladas a menos do que foi colhido na safra passada. Vale lembrar que, quando quando a comparação é em relação às expectativas do início do ciclo, o recuo é ainda maior.
A única cultura com crescimento na produção, segundo o órgão, é a do arroz. O volume 3,6% superior reflete a base de comparação baixa (no ano passado houve redução significativa da safra) e também a melhora na produtividade. Os 8.146 quilos por hectare representam alta de 10,4% em relação ao ano passado.