Com a garantia de que não há motivos para preocupação, os organizadores da 21ª Expodireto-Cotrijal investem na prevenção para deixar o coronavírus bem longe de Não-Me-Toque, no norte do Estado. Como todo cuidado é válido, haverá álcool gel na área internacional e em estandes de expositores estrangeiros.
— Vários locais do parque como estandes e áreas de administração terão álcool gel para ser utilizado, principalmente pela questão do aperto de mão — afirma Evaldo Silva Júnior, coordenador da área internacional.
Silva Júnior ressalta que máscaras de proteção serão disponibilizadas no ambulatório do parque para pessoas que apresentarem sintomas de gripe:
— Tem todo um protocolo de atendimento em caso de algum tipo de suspeita. Por exemplo: alguém apareceu gripado ou está com sintomas característicos do coronavírus. Essa pessoa será encaminhada ao ambulatório do parque, onde será avaliada.
Enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria da Saúde de Não-Me-Toque, Liliane Erpen reforça que cartazes com informações sobre a higienização das mãos devem ser distribuídos na exposição. Segundo ela, em casos suspeitos da doença, serão feitas triagens no ambulatório e fluxograma de atendimento conforme o plano de contingência do novo coronavírus do município.
— O objetivo é minimizar os riscos à população frente a caso suspeito da doença — afirma Liliane.
Até o momento, 66 países confirmaram presença na feira. Como já adiantou a coluna, a delegação da China vem com menor número de participantes, em razão da epidemia.
Colaborou Leticia Szczesny