Depois de ter passado por programa de aceleração no Rio de Janeiro, a agtech gaúcha Elysios voltou para casa colocando a inovação a campo. E fechou parceria com o Sicredi para que produtores de uva e hortaliças da Serra tenham acesso ao aplicativo Demetra. A ferramenta permitirá que os trabalhadores rurais visualizem em tempo real a produção, coletem dados e rastreiem o cultivo.
— É possível fazer controle de aplicação de defensivos e até gerar perspectiva de volume de safra, além de série de informações para a rastreabilidade dos hortifrútis — explica, Levi Trevisan, diretor e um dos fundadores da Elysios.
A solução ganha papel importante diante da entrada em vigor, em agosto, de instrução normativa que determina a rastreabilidade na produção de citros, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepinos.
— Queremos auxiliar ao criar ferramenta para que possam fazer a gestão da propriedade — explica Frederico Apollo Brito, CEO da startup.
Inicialmente, o teste será feito com trabalhadores atendidos pelo Sicredi da região serrana. Treze agências oferecerão o aplicativo para grupos com cerca de 10 produtores de frutas ou hortaliças. A expectativa da Elysios é de que, no futuro, a ferramenta inclua novas finalidades para outras culturas.
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.