Antes da estreia do Freio de Ouro nas pistas da Fieracavalli de Verona, na Itália, criadores gaúchos e representantes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) tiveram a chance de visitar propriedade local. Neste final de semana, a tradicional competição ganhará sua primeira edição na Europa, que unirá equinos da Itália, Alemanha, França, Suíça e Áustria.
Presidente da ABCCC, Francisco Fleck, conta que criadores italianos são apaixonados pela raça:
— Principalmente por serem animais bons para esporte e dóceis para a família.
Também acompanhando a primeira disputa do freio europeu, o fotógrafo Fagner Almeida, que recentemente produziu documentário sobre a raça, passou pela Alemanha antes de chegar a Verona.
— Eles (criadores) dizem não acreditar que estão vendo cavalos crioulos esbarrando ou fazendo figura e andadura dentro da Fieracavalli — relata.
Outro fato que impressionou o fotógrafo foi o interesse das mulheres pela raça:
— Durante as visitas, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de mulheres que se dedicam ao cavalo. E isso é na Alemanha, na França, na Áustria, em qualquer lugar. Normalmente, o marido trabalha fora e elas querem o cavalo, então se dedicam. E quando os filhos voltam da escola, os ensinam a montar.
Na quinta-feira (7), os cavalos participaram de atividade de demonstração, com o objetivo de se adaptar às condições do Freio de Ouro. A grande final da disputa será no domingo (10).
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.