Referência no país na venda de produtos orgânicos, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), realizada na Redenção, em Porto Alegre, comemora 30 anos neste mês. O espaço foi criado para aproximar agricultores que produzem sem o uso de produtos químicos de consumidores. Tem 44 bancas e reúne 140 famílias.
— No início, eram poucos produtores que trabalhavam com produção ecológica, e a feira era vista como algo que não daria certo, mas deu — lembra a agrônoma e agricultora Claudia Bos Wolff, que participa da exposição desde o início.
Hoje, ela e o marido, Edson Marcelo Garcia, trabalham com apicultura, fruticultura e avicultura, em Viamão, na Região Metropolitana. O resultado da produção, como mel e ovos, é vendido na feira, que ocorre todos os sábados das 7h às 13h.
— O espaço foi criado dentro de um espírito de promoção de troca de informação, de educação ambiental e de conscientização da importância dos alimentos na saúde — reforça Elson Schroeder, responsável pela comunicação da FAE.
Neste sábado (19), serão realizadas atividades culturais. Também haverá café da manhã coletivo e bolo orgânico para o parabéns. Ainda ocorrerá inauguração do Espaço Multiuso. Feito de bambu, o local servirá como praça de alimentação e palco de ações artísticas e educativas.
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.