A avicultura gaúcha se mobiliza para criação de selo nacional de qualidade na produção de ovos. Com certificação já sendo feita no Estado, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) trabalha no desenvolvimento de projeto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e busca apoio do Ministério da Agricultura.
— Entre o final de novembro e início de dezembro, devemos nos reunir com o Senai (que deve ser o órgão certificador) para alinharmos um cronograma de atividades para implementação do selo no próximo ano — explica o diretor-executivo da entidade, Eduardo dos Santos.
O novo selo será um atestado de sanidade e qualidade em sistemas de produção convencionais e alternativos, como a criação de aves livres de gaiolas.
— A ideia é qualificar cada vez mais o setor e buscar novos mercados — afirma Santos, ressaltando que do total de 44 bilhões de ovos produzidos no Brasil, apenas 1% é exportado.
Para a auditora fiscal agropecuária do Ministério da Agricultura Cláudia Simões Fontana, o selo representa um passo na busca de novos espaços:
— É um incentivo para o desenvolvimento do setor em busca de melhoria.
Na semana do Dia Mundial do Ovo, celebrada de 6 a 12 de outubro, a Asgav e o Programa Ovos RS realizaram diversas ações pelo Estado, a fim de conscientizar os consumidores sobre a importância do produto na alimentação.
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.