Para estimular o consumo de ovos no Estado e garantir aos gaúchos qualidade e sanidade, a partir do próximo mês as embalagens dos produtos que fazem parte do Programa Ovos RS serão marcadas por um selo. Hoje, 13 granjas integram o projeto, o que representa, de acordo com o diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Eduardo dos Santos, cerca de 60% da produção do Rio Grande do Sul. O objetivo é incentivar a exportação, criando um mercado estável.
– A tendência é partirmos para certificação oficial dos produtos – afirma Santos.
O Estado teve participação de 34% na exportação brasileira de ovos em 2018, alcançando 3,9 mil toneladas. Já o consumo médio do produto pelos gaúchos atingiu marca de 227 ovos por habitante ano, acima da média nacional, de 212 ovos por habitante.
O executivo também anunciou que até o fim do ano será inaugurada uma nova indústria de ovos líquidos e em pó, no município de Feliz, no Vale do Caí.
O Programa Ovos RS está em sua 7ª edição e, além de dar visibilidade ao consumidor para o produtor, auxilia produtores por meio de assistência técnica e programas de biosseguridade e sanidade.
Colaborou Leticia Szczesny