Estreantes na Expointer, 10 animais ultrablack aqueceram as pistas do parque Assis Brasil, em Esteio, em seu primeiro julgamento nessa terça-feira (27). No lançamento, a cabanha Cia Azul Agropecuária, de Uruguaiana, levou para casa os títulos de dupla grande campeã de terneira maior e dupla grande campeão de terneiro maior. Além disso, a propriedade da criadora Susana Macedo Salvador conquistou os campeonatos individuais de macho e de fêmea.
— A gente acredita que é uma grande alternativa para usar a raça angus em ambientes que precisem de mais rusticidade, que necessitem de uma maior adaptação, mais tolerância ao calor e a carrapatos. Isso fez a gente investir na ultrablack — afirma Susana, que espera incentivar novos criadores a trabalharem com essa composição genética.
A raça, surgida nos Estados Unidos, foi registrada no Brasil há apenas dois anos e é resultado de cruzamento sintético de angus (81,25%) e zebu. Nesta edição, duas propriedades gaúchas colocaram seus animais em exposição e julgamento: a Cia Azul, de Uruguaiana e a Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba.
— Estamos muito otimistas com a qualidade dos animais — afirma o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nilvaldo Dzyekanski.
Os vencedores
Dupla
- Grande campeã Cia Azul: 003V e Cia Azul 001V
- Grande campeão Cia Azul: 008V e Cia Azul 012V
Individual
- Fêmea Cia Azul 001V
- Macho Cia Azul 012V
Colaborou Leticia Szczesny