Você já ouviu falar da Universidade do Hambúrguer? Ela existe e tem campus no Brasil. E até amanhã reúne especialistas, representantes da indústria e da sociedade na Cúpula de Carne Sustentável da América Latina.
O evento, que tem a participação de 17 países, é promovido pelo Grupo de Trabalho Global para Produção de Carne Sustentável. A ideia é sair com compromisso para novos encontros, buscando também posicionamento do setor para a Conferência de Mudanças Climáticas (COP 25).
A Universidade do Hambúrguer foi criada nos Estados Unidos pelo McDonald’s.
– Faz parte da estratégia da companhia, para usar a escala dela para o bem da sociedade em geral. Além de ser para educação interna, propõe-se a gerar conhecimento e educação para a sociedade – explica Leonardo Lima, diretor corporativo de Desenvolvimento Sustentável na Arcos Dorados, maior franquia independente da rede de fast-food.
Membro da Comissão Executiva do Grupo de Pecuária Sustentável e sócio-diretor da AgroTools, Breno Felix explica que a produção deve ser ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.
No Brasil, o McDonald’s fez a primeira compra de carne produzida em propriedade sustentável, cerca de 250 toneladas, em 2016. De lá para cá, o volume quadruplicou, informa Lima.