As imagens feitas em propriedade rural de Caçapava do Sul, na campanha gaúcha, impressionam. Uma nuvem preta aponta para a presença de um enxame gigantesco instalado no tronco de uma árvore. As abelhas apareceram repentinamente no local, distante do ponto onde o produtor tem apiário e as causas ainda precisam ser apuradas.
Aldo Machado dos Santos, produtor e coordenador da Câmara Setorial de Apicultura da Secretaria da Agricultura esteve no local, onde registrou as imagens. Ele conta que, em 40 anos de apicultura, nunca tinha visto nada parecido:
— É uma anomalia. É o único caso que temos conhecimento no Brasil. Tem mais de um metro e meio cúbico de abelha.
Especialista em abelhas, o professor Aroni Satler, que é coordenador do Laboratório de Apicultura da Faculdade de Agronomia da UFRGS, garante que o fenômeno é "totalmente anormal".
—Na década de 70, 80, era comum. Mas nos últimos 30 anos não tinha mais sido visto. Não se tem ideia do que pode causar, são com rainhas já fecundadas, o que significa que são vários enxames, cada um saído de um local.
Segundo Santos situações semelhantes a esses surgiram em outros países quando a abelha está passando por extremo estresse.
O dono da propriedade está retirando as abelhas e fazendo novas colmeias para ele, para ver se consegue transformar em apiário.