Tem cerveja de arroz saindo do forno, ou melhor, do freezer. A microcervejaria La Pampa aproveita o embalo da 10º Semana Arrozeira, que será realizada de 28 de maio a 3 de junho em Alegrete, para lançar oficialmente a bebida feita com cereal cultivado por agricultores locais. Quarto maior produtor de arroz do Estado, o município tem muito a ganhar com essa parceria.
– A cerveja artesanal é mais encorpada e o arroz dá uma quebrada, traz leveza. Como o grão é um produto característico da região, estamos explorando isso – explica Rafael Caetano da Silva, proprietário da La Pampa.
A bebida, que será apresentada no dia 31, tem 17% de arroz na sua composição. Neste primeiro momento, será vendida em Alegrete e Santana do Livramento. Até o final do ano, a meta é chegar à Capital.
Disseminado em cervejarias asiáticas, o cereal está presente em poucos rótulos no Brasil. Exemplo é o da americana Budweiser, em que o arroz responde por cerca de 40% da composição da cerveja produzida no país.
A presidente da Associação de Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan, lembra que só a cultura do arroz responde por 20% do PIB do município. Sobre a programação do evento, comenta:
– As péssimas condições das estradas e o custo da energia elétrica, com uso de alternativas como a fotovoltaica são assuntos que serão discutidos.