Para tratar da crise no sistema penitenciário do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite cancelou parte da sua agenda desta terça-feira (26) aqui na China, onde o dia está amanhecendo. Ele ficará no hotel em reuniões online e irá mais tarde para a China International Exhibition Center, feira da cadeia de suprimentos.
Pela programação, Leite deixará de participar da abertura e da primeira rodada de visita aos estandes. O governador irá para a abertura do espaço do Rio Grande do Sul no evento, encontro com empresários e uma reunião com Wang Zhonglin, governador de Hubei. A província é “irmã” do Rio Grande do Sul desde 2001, quando foi assinado o Acordo de Fraternidade e Cooperação.
Morte no presídio
Cinco servidores da Penitenciária Estadual de Canoas 3 (Pecan) foram afastados das atividades. A decisão foi tomada após a morte do líder de uma facção dentro da unidade.
Em entrevista aqui da China no Timeline, da Rádio Gaúcha, à noite passada (manhã no Brasil), Leite classificou como inadmissível o assassinato, afirmou que episódios como esse não serão admitidos nos presídios gaúchos e prometeu prioridade do governo do Estado na investigação dos fatos.
A coluna faz a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna