Com o prazo de resgate encerrado nessa quarta-feira (16), o dinheiro "esquecido" nas instituições financeiras está sendo transferido nesta quinta-feira (17) ao Tesouro Nacional. Há, porém, um prazo para contestação, mas tem uma burocracia. Ainda é possível, no entanto, fazer a consulta pelo Sistema de Valores a Receber do Banco Central.
Por lei, os titulares das contas que perderam o prazo para saque têm 30 dias para contestar o recolhimento administrativamente no Banco Central, porém ainda não há um canal direto para isso disponibilizado na plataforma. Se não for aceita a solicitação, ainda será possível recorrer ao Conselho Monetário Nacional (CMN) em um prazo adicional de 10 dias. E, para finalizar, ainda será possível recorrer pela Justiça ao longo de mais seis meses.
Depois de todos esses prazos, os recursos serão incorporados em definitivo pelo governo federal ao orçamento, para cumprir a meta fiscal.
E lembre-se
O Banco Central não envia links nem entra em contato para informar sobre valores ou solicitar dados. Somente a instituição que aparece na consulta aos valores a receber que pode contatar seu cliente, principalmente no caso de pedido de resgate de valores sem indicar uma chave Pix. Mas ela nunca irá pedir os dados pessoais ou sua senha.
Orientações:
- NÃO clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
- NÃO clicar em links suspeitos nas redes sociais, muito menos os anunciados em publicidade;
- NÃO fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;
- NÃO existe a opção de receber algum valor pelo uso de cartões de crédito. Não há lei ou norma do Banco Central sobre recall de cartões de crédito, expressão que tem sido muito usada nos golpes.
O único site onde é possível fazer a consulta é o site oficial do Sistema de Valores a Receber. Ao abrir a página, o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados, clicar em “Consultar” e conferir a existência de valores esquecidos.
Segundo os dados mais recentes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, referentes a agosto, ainda não foram sacados R$ 8,59 bilhões.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. O episódio da última semana traz dicas para economizar na compra da passagem aérea, em época de começar a programação das férias:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna