Com a previsão de retomada parcial dos voos em outubro e total em dezembro no aeroporto Salgado Filho, há grande expectativa sobre o início das vendas de passagens. Quem pesquisar agora encontrará apenas a opção da Base Aérea de Canoas, onde ocorre uma operação reduzida e temporária.
É importante, claro, que a venda comece antes da abertura em si. À coluna, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) informou que a comercialização dos bilhetes ocorrerá quando a pista e os equipamentos estiverem liberados para uso após a reforma, que já foi iniciada. Isso exige vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O governo federal quer antecipar estes movimentos. Também à coluna, o secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Milton Zuanazzi, informa estar em negociação com a Anac. Em paralelo, ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que conversará com as companhias aéreas em reunião na semana que vem sobre a possibilidade de antecipar a venda das passagens para agosto.
O início da comercialização tem um efeito em cascata gigante na economia gaúcha. Começa pela possibilidade de as pessoas organizarem suas viagens, retomando vendas represadas. As cadeias envolvidas no turismo de negócios e de lazer dependem desta previsão para tomarem decisões de expansão e até de não redução de seu planejamento. Trata-se da manutenção de empresas, empregos e mesmo da arrecadação de impostos.
Relembre estudo do governo gaúcho, publicado pela coluna, sobre o impacto do aeroporto fechado: Fechamento do aeroporto provocará perda de até R$ 3,2 bilhões no PIB; veja detalhes do cálculo
E sobre os aeroportos regionais, leia também: "Infraero já montou um plano para iniciar operações", diz ministro sobre novos voos em três aeroportos do RS
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna