O faturamento do Dia dos Namorados frustrou seis em cada 10 lojistas de Porto Alegre, pois ficou abaixo do projetado. O restante, 40%, atingiu o esperado, o que não significa que a venda cresceu, pois a pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) identificou que ela caiu em 45% das lojas consultadas. Apenas 17% comercializou mais do que no ano passado.
Para a esmagadora maioria dos comerciantes ouvidos, 82%, a enchente foi a responsável pela queda na compra de presentes. Por outro lado, pouco mais da metade dos que aumentaram venda entende que isso ocorreu por terem sido a opção de clientes que, sem a cheia, comprariam em outros locais, que foram afetados.
O gasto médio por cliente foi de R$ 296. Sem surpresas, casacos, blusas, botas e sapatos lideraram a venda de vestuário. Também como de costume, perfumes e maquiagens encabeçaram a lista dos cosméticos. São itens tradicionais em Dia dos Namorados, mas, no pós-enchente, também repõem itens perdidos.
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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