O Hospital Moinhos de Vento mantém interesse, mas ainda não decidiu se participará do edital para abrir uma faculdade de Medicina. O Ministério da Educação (MEC) publicou as regras nesta terça-feira (30). O prazo para inscrição vai de 30 de maio de 2024 a 29 de abril de 2025. Outras instituições do país, como Sírio-Libanês e a Rede D’Or, também estão interessadas. A última abertura por grupo hospitalar ocorreu em 2015.
Entre as exigências, é preciso ter, no mínimo, 400 leitos, e residência médica em 10 especialidades, sendo três ao menos em áreas prioritárias, que são: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, pediatria, anestesiologia e medicina de família e comunidade. O hospital também precisa ter convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o Moinhos de Vento tem 19 residências, das quais exatamente três se enquadram nas áreas prioritárias — clínica médica, pediatria e medicina de família e comunidade. Ainda em 2021, a coluna noticiou o interesse do hospital gaúcho em ter uma faculdade de Medicina. Um ano depois, em 2022, a instituição instalou a nova sede da Faculdade Moinhos de Vento no Shopping Total com cursos de graduação em Enfermagem, residência médica, fellowship (tipo de especialização), extensão e 16 pós-graduações em áreas médicas e assistenciais. O espaço tem capacidade para 1,2 mil alunos por dia.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna