Uma fábrica gaúcha produzirá os 89 elevadores que serão instalados nas estações da linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. Os equipamentos serão produzidos na unidade da TK Elevator em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Os pontos terão uma circulação diária de mais de 630 mil passageiros.
O contrato prevê ainda 326 escadas rolantes. Elas serão fabricadas na indústria que a empresa tem na Espanha. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do governo de São Paulo com a concessionária Linha Universidade e o Grupo ACCIONA, responsável pela construção.
Atualmente, a TK Elevator responde por 60% dos equipamentos em operação no Metrô de São Paulo e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), diz o gerente de Projetos Especiais da TK Elevator para a América Latina, Renato Medrado.
Engenharia gaúcha
Com sede mundial na Alemanha, a TK Elevator iniciará em 2024 a construção de um novo prédio no complexo que possui em Guaíba. Será um centro de pesquisa e desenvolvimento, onde também serão treinados profissionais, especialmente engenheiros. O investimento será de R$ 16 milhões nesta estrutura, que terá capacidade para 250 pessoas.
Também em 2024, a empresa começará a fabricar um novo elevador no Rio Grande do Sul, com uma tecnologia bem mais avançada do que a dos modelos atuais. Para isso, a unidade passa por uma transformação, que recebe um aporte de R$ 20 milhões.
A coluna visitou o local em 2023. Relembre: Fabricante alemã de elevadores amplia produção e constrói centro de pesquisa mundial no RS
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna