Há 13 anos no mercado, a SOU Elevadores Autorais, de Porto Alegre, está investindo R$ 2,5 milhões para adaptar um espaço para a nova fábrica e comprar equipamentos. Do bairro Jardim do Salso, ela se mudará para o 4º Distrito. A indústria produz elevadores que são personalizados conforme o projeto arquitetônico do empreendimento, o que chama de "autorais".
— Assim como você decora uma sala, nós decoramos um elevador. Nos apropriamos de design e arte, buscando uma cabine que foge do padrão — explica a CEO Eliane Soares.
A nova área de produção ficará em uma estrutura comprada pela indústria ainda em 2021 e que está 40% já construída. Ela terá 900 metros quadrados, com um showroom para mostrar os modelos de elevadores aos clientes e a nova estrutura terá painéis para geração de energia solar. A mudança está prevista para o segundo semestre de 2024.
Os elevadores são usados tanto para pessoas quanto para cargas. A produção é sob demanda, e o preço fica na média de R$ 120 mil. Por enquanto, a empresa vende dentro do Rio Grande do Sul e exporta para o Uruguai.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna