Criada em Capão da Canoa, a rede de lanchonetes temáticas Mundo Animal atingiu 83 franquias e fechará 2024 com 100 unidades pelo país. As próximas 17 unidades já estão com contratos assinados e ficarão em quatro Estados diferentes. Em 2023, a rede faturou R$ 300 milhões, quando a marca ganhou 20 novas lojas. O plano de expansão contempla alcançar R$ 350 milhões agora em 2024.
O Rio Grande do Sul continua sendo o Estado com mais unidades, somando 21. No segundo lugar, mas grudado, vem São Paulo, que já conta com 20 operações. A franquia de um restaurante exige investimento inicial de R$ 850 mil. Segundo o diretor-executivo Marcos Gundel, o valor é recuperado em um período que varia de 18 a 30 meses.
— Entregamos aos clientes shows e gastronomia de qualidade a preço justo. Temos a característica de atender famílias com crianças, em um ambiente temático e lúdico inspirado na selva — explica.
A marca foi criada no litoral gaúcho em 2011 e está agora em 16 Estados. Nos primeiros anos, o foco ficou em cidades com mais de 200 mil habitantes. A partir de 2023, criou o modelo "smart", que tem unidades mais compactas, de até 600 metros quadrados, adaptadas a cidades menores. No Rio Grande do Sul, há operações do tipo em Alegrete e Ijuí, por exemplo. O faturamento varia de R$ 1,4 milhão até R$ 5 milhões.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna