O varejo do Rio Grande do Sul está contratando, em média, 7,68 mil temporários para as vendas de final de ano, que atingem o ápice no Natal. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). É um pouco menor do que no ano passado, quando a previsão da entidade apontou 7,76 mil trabalhadores. O número gaúcho de vagas em 2023 é o quinto maior do ranking nacional. Fica atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Incluindo serviços no levantamento, as vagas saltam para 15.481 empregos, puxadas pelo turismo para as férias.
A pesquisa do Sindilojas Porto Alegre havia apontado, lá em setembro, um comportamento parecido. Metade dos comerciantes abriria empregos temporários para Black Friday e Natal. É menos do que o ano passado (67,6%), que, porém, foi atípico, porque as empresas estavam com quadros reduzidos de funcionários devido à pandemia.
A seleção de candidatos se concentra em outubro e novembro, mas também há oportunidades em dezembro, mês que recém começou.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna