Link de pagamento é a nova forma de golpe contra comerciantes e consumidores no Rio Grande do Sul. Os criminosos entram em contato pelo WhatsApp do lojista se fazendo passar por clientes, escolhem produtos, acertam a compra e pedem o link para pagá-la. O vendedor envia, o golpista coloca dados do cartão de crédito de outras pessoas e o sistema informa que está pago. A mercadoria é entregue e, semanas depois, a compra é cancelada, quando o consumidor verdadeiro percebe que suas informações foram usadas em uma compra que não fez e busca o banco. Já o comércio fica sem receber. Quem alertou a coluna foi o lojista Carlos Klein, que sofreu o golpe e é vice-presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL POA).
— A lógica é a mesma do que acontecia quando vítimas sustavam depois da compra cheques roubados e usados para pagá-la. Quero que mais lojistas saibam para não caírem no golpe — diz Klein.
Segundo ele, as entidades já procuraram a polícia e também as operadoras de cartão de crédito, pois pagam taxas maiores para pagamentos com o link pelo risco e ficam sem receber no caso de fraude. Klein orienta que o lojista evite o uso desta forma de pagamento e peça para o cliente passar o cartão de crédito na hora de buscar a compra. Ou, então, que use apenas para clientes conhecidos, fazendo uma análise de crédito mais restritiva. Ao consumidor, resta ficar atento às movimentações no seu cartão de crédito.
— Mesmo pedindo documento e comprovante de endereço, há risco. Um lojista pediu e o golpista mandou uma montagem digital com ele segurando um documento alterado — conta Klein.
Características comuns dos golpes:
- Contato pelo WhatsApp
- Perfil usa frases amigáveis, como "Salve a Amazônia", "Fé no Senhor" e "Meus filhos, minha vida"
- Números com DDD de regiões próximas
- Valores altos
- Retira mercadoria com motorista próprio
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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