Ficou para virada do ano o funcionamento do Banricompras em mais máquinas de pagamento, pela previsão do presidente do Banrisul, Fernando Lemos. Atualmente, ele é aceito apenas nos equipamentos da Vero. Segundo o executivo, os novos cartões já foram comprados. Em setembro, a coluna noticiou a licitação de R$ 82 mil para aquisição dos chips necessários.
- Estamos fazendo os ajustes tecnológicos com as outras operadoras — explica.
A aceitação em mais "maquininhas" foi uma determinação do Banco Central após uma discussão sobre interpretação das normas para o setor. É também uma reinvindicação dos clientes. A homologação das operadoras interessadas estava prevista para ter iniciado em outubro. Conforme o presidente, a demora se deve à atualização que precisa ser feita pelas próprias operadoras.
— Algumas atrasaram. Tem que mudar sistema, o que é sempre uma coisa complicada. Com a abertura, o Banricompras poderá operar em todas as demais — diz, citando GetNet, Stone, Cielo e PagBank.
Lemos disse que o banco já investiu R$ 250 milhões em tecnologia em 2023 e que fará novos aportes no ano que vem, mas os valores não foram informados. Os 12,6 mil computadores comprados pelo Banrisul devem chegar ainda em novembro e são, basicamente, para agências do Interior.
Relembre: Banrisul fará licitação para comprar 12 mil computadores e cartões que ampliarão Banricompras.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna