Se há dificuldade de liberar os financiamentos emergenciais prometidos às grandes empresas, existe outra forma de o governo federal finalmente ajudar as maiores empregadoras do Vale do Taquari atingidas pelas enchentes: agilizando e desburocratizando a devolução e o uso dos tributos pagos a mais por elas. O ponto foi muito bem levantado pelo empresário Angelo Fontana, da Fontana SA, na entrevista com o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, no Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Em resposta, o ministro disse intensificaria essa negociação com a Receita Federal e o Ministério da Fazenda.
A Fontana SA, por exemplo, tem R$ 21 milhões a receber, quase metade do prejuízo que teve na fábrica, devastada pela água. O valor já transitou em julgado, ou seja, com decisão final da Justiça de que tem que ser devolvido à empresa, e aguarda validação da Receita Federal.
- Hoje, os créditos tributários são para compensação, mas a empresa parada não tem o que compensar. Liberar e abrir o leque para uso do recurso faria toda a diferença. A empresa se reergue com dinheiro próprio, pago a mais à União, e libera a oferta escassa de crédito às demais - complementa o empresário.
Logo após a tragédia do inicio de setembro, a coluna conversou com o presidente do conselho de administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, e, na ocasião, ele já citava os créditos tributários entre as medidas que poderiam ajudar no momento.
- Antecipação do pagamento precatórios e tramitação mais rápida na questão tributária. O governo, muitas vezes, fica mais de ano (para devolver). Temos impostos a restituir, PIS e Cofins - exemplificou ele na época.
Talvez seja essa a tecla a se bater mais. Em relação a empréstimos para grandes empresas, há pouca esperança. O ministro Paulo Pimenta não descartou, mas deixou claro que está difícil consegui-los.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna