A perda da licença e o pedido de recuperação judicial da SouthRock, que opera a marca Starbucks no Brasil, não afetam a venda em supermercados de produtos da empresa norte-americana de cafés. Isso porque o direito perpétuo (sim, para sempre) de comercializá-los globalmente fora das cafeterias foi adquirido pela Nestlé em 2019. Na ocasião, a negociação atingiu US$ 7,15 bilhões.
Uma fonte confirmou à coluna que são operações distintas. A Nestlé é "proprietária permanente no autosserviço", disse ela, o que inclui o varejo de supermercados. A linha é chamada de Starbucks Coffee At Home, que, em português, significa Café Starbucks em casa. Aliás, está previsto para os próximos meses o lançamento pela Nestlé de uma linha de bebidas prontas da marca, que são bastante consumidas nos Estados Unidos.
Também operadora de Subway e Eataly no Brasil, a SouthRock pediu recuperação judicial com dívida de R$ 1,8 bilhão. Na ação, solicitou urgência, pois perdeu a licença da Starbucks por atraso de pagamentos. A Justiça de São Paulo, porém, determinou que seja uma perícia nas contas da empresa antes de autorizar a reestruturação. Saiba mais: Starbucks Brasil entra em crise bilionária e perde licença; uma loja fechou no RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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