Agenda
Banco Central divulga o relatório Focus, com as projeções do mercado para a economia.
Volta de uma nova parte do imposto federal sobre o diesel trará impacto aproximado de R$ 0,02. Saiba mais: Volta de imposto federal trará mais aumentos para o diesel
FGV divulga o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) de setembro.
Balança comercial, com dados do governo federal.
Caged traz dados do mercado de trabalho com carteira assinada em agosto.
Os índices futuros de Nova York amanhecem em alta após ter sido evitada parada nos Estados Unidos nesse domingo. A reação positiva do mercado reflete o final de semana incomum em Washington, após o presidente Joe Biden assinar o projeto de lei na noite de sábado que garantiu que a paralisação do governo não acontecesse até 17 de novembro.
Começa a valer o novo marco regulatório dos fundos de investimentos, por meio da Resolução CVM 175. Além de aproximar os fundos do país ao que a indústria mundial pratica e ser a maior mudança nesse mercado desde o Plano Real, os clientes com menos dinheiro conseguem investir em produtos antes destinados a milionários e ganham mais proteção e transparência.
Pílulas
Ibovespa fechou sexta-feira com alta de 0,72%, em 116.565 pontos. Dólar caiu 0,26%, a R$ 5,02.
Um panorama da indústria brasileira: no segundo trimestre de 2023, a indústria de transformação recuou -1,5%, pior do que nos três primeiros meses do ano (-1,0%). Foram os grupos de maior intensidade tecnológica, mais prejudicados pelas altas taxas de juros, que condicionaram o movimento, entende o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial: “Reduzir o custo do crédito no país é fundamental para recolocar a indústria na rota do crescimento.”
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna