Agenda
Banco Central divulga o relatório Focus, com previsões do mercado para os principais indicadores da economia.
A semana é de Super Quarta, quando é divulgada a nova taxa de juro do Brasil e dos Estados Unidos.
Balança comercial atualizada.
Índices de inflação da FGV: IPC-S e IGP-10.
Em Nova York, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala no painel "Transformação Ecológica", promovido na Nyse por Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Começam a funcionar as agências temporárias instaladas em Muçum e Roca Sales, cidades muito atingidas pela enchente.
Pílulas
Ibovespa fechou em queda de 0,53% na sexta-feira, pressionado pelo juro e pelo Exterior. Dólar ficou estável em R$ 4,87.
Nova queda na taxa média de juro ao consumidor, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac). Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma manteve sua taxa de juros estável (CDC-bancos-financiamento de veículos) uma elevou sua taxa de juros (cartão de crédito rotativo) e quatro reduziram suas taxas de juros (juros do comércio, cheque especial, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras). A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,76 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,43% no mês (0,61% em doze meses) passando de 7,01% ao mês (125,47% ao ano) em julho para 6,98% ao mês (124,71% ao ano) em agosto, sendo a menor taxa de juros desde fevereiro de 2023.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna