Os bairros com mais aprovações de projetos de construção no primeiro semestre do ano em Porto Alegre foram Hípica, Sarandi e Vila Nova. A maioria, segundo o Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, são residências, em movimento iniciado no auge da pandemia, quando moradores se distanciaram do Centro. Muitos buscaram casas, comportamento que continua devido ao teletrabalho em algumas profissões.
De janeiro a junho de 2023, foram 66 projetos aprovados na Hípica, que somam 19 mil metros quadrados. Deles, 58 foram para as chamadas habitações unifamiliares. Isso acaba também por atrair pequenos comércios para as regiões, como farmácias. Sarandi teve 61 aprovações e Vila Nova, 51.
Quando são segregados os não residenciais, os bairros com mais aprovações de projetos comerciais foram Partenon, Sarandi e Menino Deus, na sua maioria, empreendimentos de serviços. Mudou em relação ao ano passado, quando Sarandi, Moinhos de Vento e Petrópolis lideraram. O Escritório de Licenciamento da prefeitura é responsável pela análise e aprovação de projetos para obras da construção civil.
Bremm considerou os números bons mesmo com o pé no freio da construção. Com o projeto aprovado, as empresas decidem quando colocam os empreendimentos no mercado. Os lançamentos recuaram 45% no primeiro trimestre, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mas a redução do juro e a volta do Minha Casa Minha Vida prometem agitar o setor no segundo semestre.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) e Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna