Um atacarejo da marca Desco Super & Atacado ilustra, logo no início da extensa Avenida Edgar Pires de Castro, que atravessa os bairros Aberta dos Morros e Hípica, o aumento de empreendimentos instalados na via da zona sul de Porto Alegre. A coluna foi até o local e viu quase todas as vagas de carro ocupadas no estacionamento.
— Está muito diferente aqui. Há um ano não tinha nada disso. Agora, nem precisamos mais ir ao Centro para fazer nossas coisas — disse Suelen Negreiros, 26, moradora do bairro Guarujá.
No Desco, além do atacado, há um centro comercial que abriga a Casas Maria, que vende itens para o lar, e uma farmácia São João. O espaço ainda conta com uma lotérica e lojas ainda não alugadas.
O Magazine Luiza também abriu uma loja — de 500 metros quadrados — há quase três meses na mesma avenida. O gerente da unidade, Leandro Rosa, disse que o fluxo de clientes superou as expectativas. Inclusive, a loja — que disputa clientes com uma Quero-Quero perto dali — superou a meta de vendas já no primeiro mês. Os funcionários do Magalu ganharam um troféu de reconhecimento que fica exposto no balcão de pagamentos.
A poucos metros, inaugurada no mesmo período, fica a loja de material de construções NB Bortolini, que também informa estar vendendo bem. Um dos atendentes da loja conversou com a coluna e garantiu que o movimento não é o mesmo da outra unidade, no bairro Cavalhada, mas a clientela está cada vez maior.
Apesar de vários tipos de negócios do ramo gastronômico na avenida, como restaurantes, pizzarias e casas de sushi, o que realmente se destaca são os supermercados. A região recebe investimento pesado do chamado varejo de alimentos.
Enquanto saía do carro, Douglas Machado, 31, disse que é fácil de estacionar em qualquer parte da avenida. Segundo ele, isso facilita a sua parada para fazer compras.
— Gosto de vir aqui pois não fico empenhado. Estaciono em frente à qualquer loja, mesmo naquelas que não têm estacionamento. Sempre tem uma vaga aqui — disse, prestes a fazer compras no Super Kan.
O supermercado tem sua origem na Restinga e, inclusive, está construindo um centro comercial com atacarejo nas proximidades. Enquanto isso, o Lagos Strip Center cumpre parcialmente esse papel no bairro. No complexo, há alguns comércios como a perfumaria O Boticário, a Ortobom, que vende colchões, uma casa lotérica e a HappySpor, uma loja de material esportivo. Atravessando a rua, também há uma farmácia Panvel, na esquina com a Rua Doutor Odone Marsjaj.
A cereja do bolo para aqueles que não precisam mais ir ao Centro para "fazer suas coisas" está no número 1.939. Os moradores da região podem estudar na faculdade Estácio, que tem unidade na Edgar Pires de Castro desde 2017, com mais de 700 alunos matriculados.
À coluna, diversos comerciantes contam estar abrindo ou planejando ter operações na zona sul de Porto Alegre. Na pandemia, em especial, muitas pessoas buscaram imóveis maiores, mais fáceis de encontrar e "menos caros" nesta região da Capital. Com o teletrabalho, o comércio de bairro também ganha força. Além disso, os custos para manter os negócios são menores do que nas áreas centrais.
Muitos carros, pouca pista
A prefeitura de Porto Alegre pretende duplicar os dois sentidos de pista da Avenida Edgar Pires de Castro (4,5 quilômetros). As faixas tornaram-se insuficientes para a quantidade de carros que circulam no local. Já pronto, o projeto está na fase de captação de recursos para que seja realizada a licitação para início das obras — serão necessários R$ 120 milhões.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.