Interrompendo uma longa sequência de altas, a inadimplência entre consumidores teve o primeiro recuo do ano no Rio Grande do Sul. Foi pequeno, mas vale o registro. Segundo a Serasa Experian, 39,22% da população adulta estava com contas em atraso no mês de junho. Em maio, estava em 39,6%. Nos mesmos meses dos anos anteriores, porém, a taxa girava em 35% e 36%.
Parece pouco, mas estamos falando de milhões de pessoas. Pelo monitoramento da Serasa, são 3,5 milhões de gaúchos inadimplentes, com dívidas atrasadas que superam R$ 17 bilhões.
Na média do país, a inadimplência também recuou pela primeira vez em 2023. A taxa nacional, de 43,78%, fica acima do Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro tem o pior resultado, com 52,80% dos adultos com contas atrasadas. Bancos e cartões de crédito são as principais origens, o que preocupa, pois o cartão tem o maior juro do mercado. A média do rotativo supera 420% ao ano.
- Apesar do cenário econômico ainda desfavorável, com inflação e juros altos, a primeira queda na inadimplência do ano representa um dado significativo e que pode sinalizar melhoras na saúde financeira dos consumidores - diz a gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, que lembra da oportunidade de renegociação no programa Desenrola, que teve a primeira fase antecipada nesta semana pelo governo federal.
A queda da taxa, aliás, veio até antes do que a Serasa previa. Em projeção anterior à coluna, a expectativa era ocorrer o movimento no último trimestre do ano. O início do corte da taxa Selic, juro básico da economia brasileira, é previsto para a reunião de agosto do Banco Central. Na última pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), a taxa média das operações de crédito para pessoas físicas já se manteve estável.
Relembre entrevista do economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha ainda em maio. Nela, ele alerta que a "inadimplência sobe de elevador e desce de escada".
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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