A escolha do Rio Grande do Sul para um dos três novos centros de distribuição da fabricante chinesa de painéis solares BYD Energy tem um bom motivo: 70% do mercado comprador da empresa, que tem fábrica em Campinas (SP), fica no Sul. E, desse montante, boa parte é gaúcha, conta o diretor de Vendas no Brasil, Marcelo Taborda.
— O Rio Grande do Sul é um mercado de extrema importância na nossa estratégia. A cada mês, se torna mais forte. Faz todo o sentido ficarmos mais próximos dos consumidores e dos parceiros comerciais. Queremos montar o centro de distribuição o quanto antes para uma entrega mais dinâmica — disse o executivo em entrevista à coluna que visitou a operação da fabricante em São Paulo.
O local ainda não está definido, mas será na Grande Porto Alegre. Inicialmente, vai ser um galpão locado, para operar o quanto antes, mas a empresa não descarta uma construção no futuro. A expectativa é estar funcionando em, no máximo, três meses.
— Não temos limite de investimento. Quanto mais próximo do cliente estivermos, mais volume tivermos, mais conseguiremos apostar na região.
Sobre o investimento, contando o estoque armazenado, chegará a cerca de R$ 12 milhões. A unidade terá de 15 a 20 funcionários, principalmente operadores logísticos.
A coluna aproveitou para perguntar sobre a intenção de construir uma segunda fábrica de painéis solares, no Rio Grande do Sul. O executivo não deu detalhes, mas falou que não é uma hipótese descartada:
- No passado, já chegamos a vislumbrar uma fábrica de módulos fotovoltaicos na Região Sul. Não está descartado, com certeza — finalizou.
A chinesa BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também na cidade, para a produção de módulos fotovoltaicos. Em 2020, instalou uma unidade para produção de baterias em Manaus (AM). Além disso, comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos.
Tradicional rede de concessionárias de veículos, o Grupo Iesa é o representante oficial no Rio Grande do Sul da BYD. A primeira loja da parceria fica na Rua Edu Chaves, 390, em Porto Alegre.
A coluna viajou a Campinas (SP) a convite da BYD do Brasil.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna