Enquanto recém inaugura o primeiro, o Grupo Zaffari já planeja mais cinco atacarejos. O primeiro é o Cestto de Gravataí, na Região Metropolitana, que abre ao público nesta quinta-feira-feira (27). A unidade recebeu um investimento de R$ 100 milhões e gerou 250 empregos diretos. As obras até agora levaram cerca de 10 meses, mas trata-se da primeira fase de um projeto maior da empresa, que prevê prédios comerciais e residenciais no local.
São 6 mil metros quadrados, com 32 caixas de atendimento e quatro self-checkouts. Tem área de perecíveis e padaria com autoatendimento, e o diretor Claudio Luiz Zaffari destaca os produtos importados pelo Zaffari as mercadorias de marca própria.
— Atacarejo é uma tendência que está sendo desenvolvida nos últimos anos, e que chega agora com a qualidade do grupo Zaffari, da seleção de produtos aos fornecedores. Estamos na divisa entre Gravataí e Cachoeirinha, com 500 mil pessoas no entorno — disse o diretor em entrevista à coluna após o evento.
A próxima unidade do Cestto a abrir ficará em Porto Alegre, no terreno da Avenida Wenceslau Escobar, onde funcionava um supermercado Nacional, conforme a coluna já noticiou. Agora, o diretor antecipa que a expectativa é que a loja esteja funcionando na metade do ano que vem. Outros quatro pontos já estão "desenhados" para virarem atacarejos. Um deles é um projeto muito esperado pelos moradores, que é o do terreno na esquina das avenidas Protásio Alves e Ary Tarragô, onde ficava a antiga Gaúcha Cross com a revenda Gaúcha Car. Há também empreendimentos previstos para Canoas, Novo Hamburgo e São Paulo.
— Formariam um conjunto de unidades que daria a estrutura inicial da divisão Cestto, sem esquecer os supermercados. Queremos que essas lojas Cestto estejam funcionando até o início de 2025. O investimento varia, mas imagino que, para cada um, ficará na faixa deste de Gravataí, de R$ 100 milhões — contou Zaffari.
Ou seja, serão novos R$ 500 milhões para os próximos anos. Contando outros projetos do Zaffari, como shoppings e supermercados, o aporte sobe para R$ 1,3 bilhão.
A marca
A marca Cestto é inspirada na palavra cesto, mesmo. Segundo o Zaffari, ela sintetiza o negócio de atacado e varejo, porque o objeto cesto está ligado ao ato de acondicionar, carregar e armazenar suprimentos, presente nos ambientes de compras e de abastecimento. A letra "t" dobrada faz uma referência, também, ao fato do Zaffari também ter letra dobrada, o "f".
Além disso, a operação como atacado remete à origem do Grupo Zaffari. Nos primeiros anos de atuação em Porto Alegre, na década de 60, o atendimento ao consumidor final era realizado em paralelo ao abastecimento de pequenos comerciantes, feiras e outras instituições.
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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