Para entrar no segmento de atacarejo, o Grupo Zaffari vai lançar uma nova marca. A Cestto será a aposta da tradicional rede de supermercados para lojas que misturam operações de atacado com varejo. A primeira unidade será a de Gravataí, bastante esperada na região e que a coluna noticiou nesta semana que teria as obras iniciadas após 10 anos do anúncio. O mercado faz parte do projeto, que previa também um shopping na ocasião do licenciamento. O terreno fica na parada 60 da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 7.695.
Conforme a empresa, a previsão é inaugurá-la já no final de 2022, com a geração de 300 empregos diretos. O investimento inicial, só nesta operação, é de R$ 90 milhões. A área de venda será de cerca de 6 mil metros quadrados. O Zaffari destaca as seções de produtos perecíveis, com espaços grandes para produtos frigoríficos, resfriados e congelados.
Também haverá produtos com tamanhos especiais. A ideia é atender comerciantes e o consumidor final. Aliás, essa é a proposta dos atacarejos, que têm crescido bastante nos últimos anos. No Rio Grande do Sul, há, por exemplo, as marcas Desco Super&Atacado (Imec), Macromix (UnidaSul) e Stok Center (Comercial Zaffari, de Passo Fundo).
A marca Cestto irá operar com cartão próprio. O abastecimento da rede será conectado com a estrutura operacional do Grupo Zaffari. As primeiras lojas receberão produtos que saem da de central de distribuição de Porto Alegre.
A marca
A marca Cestto é inspirada na palavra cesto mesmo. Segundo o Zaffari, ela sintetiza o negócio de atacado e varejo, porque o objeto cesto está ligado ao ato de acondicionar, carregar e armazenar suprimentos, presente nos ambientes de compras e de abastecimento.
"Também corroborou para a escolha do nome o fato de ser uma palavra de fácil assimilação, além de ter grande funcionalidade de aplicação gráfica e digital. A letra T dobrada tem a função de trazer personalidade à marca, torná-la única e inconfundível, o que também a conecta sutilmente à marca Zaffari por fazer alusão ao característico F dobrado de sua grafia." - detalha a empresa.
A operação como atacado remete à origem do Grupo Zaffari. Nos primeiros anos de atuação em Porto Alegre, na década de 60, o atendimento ao consumidor final era realizado em paralelo ao abastecimento de pequenos comerciantes, feiras e outras instituições.
- A oportunidade que temos no momento de desenvolver empreendimentos em novas localizações, somada ao objetivo de obter maior equilíbrio entre as escalas operacionais das vendas B2B (business to business), bem como os seus custos, fomentou a ativação da experiência de atacado, agora incrementada com as vendas de varejo ao consumidor final - diz o diretor Claudio Luiz Zaffari.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.