Um projeto de R$ 780 milhões está sendo planejado para Rio Grande, no sul do Estado. É um complexo logístico, encabeçado pela Conexão Sul Brasil, por meio de sua coligada Centro de Armazenagem Porto de Rio Grande. A ideia é instalar o empreendimento no distrito industrial da cidade.
O investimento seria em três fases. A primeira já teria início no segundo semestre de 2022, com as demais nos anos seguintes. À coluna, o diretor Edemar Tutikian - ex-secretário de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre -, explicou que os licenciamentos estão sendo encaminhados na prefeitura de Rio Grande e a negociação do terreno é conduzida com o governo do Estado.
- Trata-se de um centro de armazenagem para atender as demandas de mercado do Oriente Médio. A ideia é iniciar as operações com três grandes clientes - complementa Tutikian.
O complexo ficará em uma área de 336 mil metros quadrados. A área construída será de quase 109 mil metros quadrados. Serão quase cem mil posições, como o setor chama, ou seja, espaço para armazenamento de 98.976 pallets, sendo cada um com capacidade de até 1,2 mil quilos para produtos congelados e secos. O pátio poderá receber 1,5 mil contêineres, com estacionamento para 314 carretas e um fluxo diário de 500 caminhões.
- O complexo poderá atender indústrias de congelados, proteína animal, cargas secas em geral, setor moveleiro, setor metalmecânico, entre outros.
As duas primeiras fases vão gerar 400 empregos. Já a terceira prevê 200 postos de trabalho. Ainda na construção, serão abertas 300 vagas. Ou seja, somaria 900 empregos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.