A Holanda tem interesse em comprar hidrogênio do Brasil, e que esse combustível seja verde, portanto, de fonte renovável. A energia eólica se encaixa perfeitamente. Tanto que é por isso o engajamento da Embaixada para a realização desta missão de empresários e de integrantes do governo gaúcho.
- O Rio Grande do Sul tem grande potencial para gerar energia eólica. A Holanda precisa de energia. Transformar isso em hidrogênio permite armazenar e transportar. O Brasil exportaria a energia que a Europa precisa - comentou Richard Posma, representante-chefe em Porto Alegre da Embaixada do Reino dos Países Baixos.
Em encontro com representantes locais aqui em Haia, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, porém, provocou duas vezes os holandeses a fazerem investimentos com aportes financeiros no mercado gaúcho para que se produza essa energia que querem adquirir.
- Queremos que coloquem dinheiro no Estado, investindo em projetos lá. A empresa tem que fechar as contas no final do mês, tem que vender para pagar as contas. Na iniciativa privada, é assim - disse Petry.
Para Posma, há, sim, essa possibilidade. Aliás, o governo gaúcho está com projeto em estruturação para produzir o hidrogênio verde. O chefe da Casa Civil, Artur Lemos, é um entusiasta da ideia. Ele está aqui na Holanda apresentando o planejamento, sobre o qual a coluna trará mais detalhes nos próximos dias.
* A coluna viajou à Alemanha e à Holanda a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.