Desde que entrei no ar dizendo que estava na Holanda nesta quarta-feira (1º), as pessoas me perguntam se vi os jardins de tulipas. Olha... Percorri a costa do mar do norte, mas os únicos jardins que vi - e fiquei fascinada - foram os de aerogeradores. Visíveis por toda a estrada, essas estruturas enormes que geram energia eólica a partir do vento são, ao mesmo tempo, elegantes e imponentes.
Com a comitiva que acompanho, estou aprendendo muito sobre esses equipamentos. Já comecei a identificar rapidamente algumas diferenças entre uns e outros, quando antes achava todos iguais. Lindos, mas iguais.
Também consegui entender mais no detalhe o motivo de ser tão atrativo instalá-los na água mesmo que um pouco mais difícil. É porque lá eles podem ser maiores, além de o vento ser mais veloz e constante. O custo a mais é - bem - compensado pela geração maior de energia.
Aliás, esse é o motivo de a comitiva de empresários gaúchos e os integrantes do governo gaúcho estarem aqui. A ideia é conhecer mais sobre energias renováveis, especialmente entender a eólica offshore (em alto-mar) e nearshore (perto da costa).
Estivemos em um "porto de energia" com cerca de 20 fazendas eólicas. Eles formam um "hub" de fontes de vento. E mais, eles têm uma aspiração que também cresce no Rio Grande do Sul: gerar hidrogênio verde a partir da energia eólica. Mas por que fazer uma energia da outra? Porque o hidrogênio é melhor para armazenar.
Enfim, muitos aprendizados... E todos compartilhados aqui na coluna durante e depois da cobertura desta missão, que vai até o final de semana.
* A coluna viajou à Hannover Messe a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.