Estão crescendo os planos para o projeto de uma fábrica de aviões em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Agora, o complexo está sendo chamado de AeroCiti e o DA62, em parceria com a austríaca Diamond, seria apenas a aeronave de lançamento do projeto. A ideia, como a coluna já havia noticiado, é produzir até 50 unidades do modelo por ano no Rio Grande do Sul. O projeto inclui hangar, porto, centro tecnológico, entre outras estruturas.
A assinatura do termo de concessão da área, que fica no antigo terreno da Ford, ocorreu no início do ano passado. Na ocasião, o então secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, explicou que foi criado o dispositivo de cessão onerosa com transferência futura da propriedade para evitar o que ocorreu com outras empresas que desistiram dos projetos após terem se tornado donas do da área. Agora, será solicitado o licenciamento ambiental da Fepam e, neste segundo trimestre de 2023, será feito o lançamento público do AeroCITI.
Até o final do ano, o plano é aprontar uma fábrica e a sede provisórias da Aeromot. A obra tem previsão de começar no início de 2024 e dar a largada para a produção de aeronaves no mesmo ano. A ideia é inaugurar o projeto em fases ao longo dos próximos anos, culminando, em 2028, com um investimento de R$ 3 bilhões e geração de 3 mil empregos. Por enquanto, a empresa informa já ter aportado R$ 38 milhões. O crescimento do setor agrícola e de turismo sustenta a perspectiva da empresa, que quer atuar aqui com aeronaves de uso civil e militar.
Relembre quando o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, tratou do assunto:
Guaíba
Prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata confirmou à coluna que participou de uma reunião da empresa com governos nesta semana. Segundo ele, o que compete ao município já foi feito como incentivo de impostos para implantação e instalação da companhia. Ele observou que a Aeromot, na área que pretende se instalar, tem acesso ao rio para uso logístico. O prefeito diz já ter também encaminhado um estudo de impacto ambiental para um porto e um estaleiro no município. Na semana que vem, será instalada uma agência de desenvolvimento para que empreendedores possam ter, em Guaíba, atendimento que vinham buscando em Porto Alegre, inclusive para abertura de empresas, em parceria com a Junta Comercial.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna