A Fruki aumentou de R$ 153 milhões para R$ 174 milhões o investimento da nova fábrica que constrói em Paverama, no Vale do Taquari. O aporte cresceu porque a conhecida indústria de bebidas decidiu ampliar de 15 mil para 22 mil metros quadrados a área construída da operação. O novo espaço construído será, inicialmente, usado para estocagem.
— Necessitamos de uma área maior para estocagem de produtos, pois desejamos ampliar nosso portfólio. Além disso, nossa intenção é deixar as instalações já preparadas para uma futura ampliação de capacidade produtiva — disse à coluna a presidente da empresa, Aline Eggers.
A terraplanagem já estava prevendo o dobro da até então área construída, que era de 15 mil metros quadrados. De acordo com a Fruki, o local responderá pela produção de 200 milhões de litros de bebidas por ano, que se somam aos 420 milhões já fabricados em Lajeado, na sede da empresa. A operação de Paverama contará com a fabricação de todos os refrigerantes, além da água mineral Água da Pedra.
— Esse aumento de capacidade nos permitirá crescer em volume produzido nos produtos atuais e novos produtos, nossos ou de terceiros — afirma o diretor industrial Júlio Nascimento.
O investimento tem incentivo de Fundopem, que concede benefícios de ICMS, e diferimento no imposto para importação de equipamentos e máquinas, além de produtos fabricados no Rio Grande do Sul para uso na cadeia produtiva. Saiba mais: Nova fábrica de R$ 153 milhões da Fruki terá incentivo de ICMS
A inauguração deve acontecer em novembro. O projeto da fábrica foi adiado durante a pandemia, até para entender como ficaria o mercado, e acabou passando por uma adaptação, explicou à coluna a presidente da empresa, Aline Eggers. Inicialmente, a prioridade da unidade seria a fabricação das cervejas da Fruki, que lançou a Bellavista em 2018. Agora, o foco fica na água e nos refrigerantes.
Crescimento recorde
A empresa também fechou o balanço de 2022, ano que registrou faturamento 28% maior que o ano anterior e volume de vendas 18% superior ao mesmo período. De acordo com a Fruki, são números recordes. A indústria destacou a linha de refrigerantes e o lançamento do produto sazonal Fruki Berga, assim como novidades de linhas como refresco Frukito e o energético Elev. Também cresceram em 8% o número de funcionários.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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