Embora ainda com a cabeça no noticiário do Brasil, a coluna já está com o pé em Nova York (EUA). Na viagem a convite de Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre e FFX Group, cobrirá a 113ª NRF, feira mundial de varejo que começa neste domingo (15). Lojas menores, produtos adaptados ao público local e venda de usados devem aparecer nos painéis.
O tema é Break Through, expressão em inglês para avanço, no sentido de superação. A edição de 2023 é para ser a da retomada efetiva. São esperados 35 mil visitantes, diz Matthew Shay, presidente e diretor-executivo da National Retail Federation, a federação nacional do varejo norte-americano. São mais de mil expositores, acima do pré-pandemia. Na época do evento no ano passado, Nova York enfrentava o auge da variante ômicron do coronavírus. A coluna viu a Times Square vazia, o que era impensável até então.
A pandemia, porém, deixou seus desafios. De um lado, a mudança no comportamento do consumidor, que passou a querer mais sustentabilidade, consumo local e opções online. De outro, estão a inflação, o juro alto e ainda alguns gargalos de logística, que há um ano chegaram a deixar prateleiras vazias em lojas aqui dos Estados Unidos.
- A NRF tem essa pegada de provocar o varejo a se movimentar, se reinventar. Temos que colocar a sandália da humildade para saber que o que nos trouxe aqui não é suficiente para nos levar daqui para frente - comenta o gaúcho Gustavo Schifino, diretor de Novos Negócios da gigante Linx e curador de visitas técnicas no evento em Nova York.
* A coluna viajou a Nova York a convite do Sindilojas Porto Alegre, da CDL Porto Alegre e do FFX Group.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna