Correção: Diferentemente do que estava publicado anteriormente, os R$ 60 milhões foram investidos para a reforma geral da fábrica. Dentro desta modernização, está incluída a linha de produção de carne vegetal. O texto foi alterado às 16h22min.
No mercado de carnes há 130 anos, a Excelsior Alimentos lançará neste mês um hambúrguer 100% vegetal. O mais interessante é que isso faz parte de um investimento de R$ 60 milhões para reformar e modernizar a sua fábrica em Santa Cruz do Sul. As obras terminaram em dezembro. A unidade tem 16 mil metros quadrados.
A criação do produto contou com 12 pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Eles trabalharam por dois anos no Food Lab Excelsior, como é chamado o laboratório da marca. Foi necessária a instalação de uma linha de produção, que acabou elevando a capacidade da fábrica em 40%.
A fórmula do novo hambúrguer leva proteína de soja, gordura de palma, cebola, alho, beterraba, pimenta e alecrim. Os ingredientes à base de plantas são comprados de produtores e outros fornecedores regionais. Houve, também, investimento em equipamentos para produzir, moldar e embalar o produto, mas esse valor não foi divulgado.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna