Como será o novo normal no varejo? A pergunta foi feita por John Furner, CEO do gigante dos supermercados Walmart. "Será o antigo normal", respondeu James Cash, conselheiro de empresas como General Electric e conhecido por ter quebrado barreiras acadêmicas e no esporte no Texas.
— As diretrizes permanecem as mesmas dos anos 1970. Os clientes ainda querem economia, facilidade, escolha e uma experiência personalizada. A tecnologia veio para impulsionar isso, mudar a maneira como é feito.
A pergunta de Furner é provocada pelas mudanças aceleradas que o varejo tanto fala. Na pandemia, elas foram ainda mais intensas. Porém, nem sempre projeções se confirmam, como a previsão de que as lojas físicas acabariam.
— Inflação, juro, desastres naturais. As mudanças vão ocorrendo, temos que servir nossos clientes. O varejo é forte, sólido, se estivermos abertos a mudanças — disse o CEO do Walmart.
Ambos dividiram o palco na abertura da 113ª NRF, maior feira de varejo do mundo, realizada aqui em Nova York, nos Estados Unidos. Cash foi o primeiro professor titular negro da Harvard Business School.
— Encontre algo pelo qual você seja realmente apaixonado e você superará as outras pessoas que estão fazendo isso, porque alguém as convenceu a fazê-lo. Tenha coragem de buscar coisas que os outros acham muito difíceis. Se o elevador estiver quebrado, vá pela escada — finalizou Cash em um tom mais motivacional.
* A coluna viajou a Nova York a convite de Sindilojas Porto Alegre, CDL POA e FFX Group
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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